Geral

Preparando o Advento!

Nosso Apostolado começou para incentivar momentos de oração em família. O presépio é um cenário singelo que nos ajuda a reunir adultos e crianças em torno do ponto central de nossa fé: Deus Se fez homem!

A proposta para este ano é que a pessoa responsável pelo presépio comece uma preparação desde já, para ir entrando no ritmo das celebrações da Igreja e com isso começar a atrair as crianças e todos da casa para estas atividades.

Tudo será muito simples, a partir do calendário litúrgico! Se você não tem muito conhecimento a respeito, não se preocupe, vamos dar todas as informações básicas necessárias.

A primeira coisa a ser preparada é um local para o presépio. Dê preferência a uma sala pela qual todos costumem passar ou ficar. Comece a liberar um pequeno espaço onde caibam pelo menos as peças principais do presépio e alguns enfeites, e que seja possível deixar alguns folhetos, que serão os materiais que vamos disponibilizar para download, e outros que cada um poderá preparar conforme seu costume.

Logo de início sugerimos uma atividade! Nesta primeira semana de novembro celebramos Todos os Santos (dia 1º, com celebração litúrgica no domingo) e Finados. Por sinal, o mês todo de novembro é dedicado à oração pelas Almas. Vamos aproveitar esta semana para colher as informações abaixo:

  1. Listar o nome dos falecidos – pais, avós, bisavós, tios,… – para rezar em sufrágio de suas almas, principalmente no dia 2 de novembro, que é o dia de Finados.
  2. Perguntar quais são os santos de devoção das pessoas da família (pelo menos as mais próximas) e anotar. Ao longo do mês vamos orientar algumas atividades relacionadas a eles.
Compartilhe!