Sem categoria

Sagrado Coração de Jesus!

Todas as sextas-feiras são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus. Poucos conhecem essa devoção, embora provavelmente muitos conheçam sua imagem.

Uma vez que estamos aproveitando o presépio para atualizar nossas lembranças e nosso conhecimento na fé, vamos também recordar essas devoções tão simples e tão eficazes para reavivar a piedade e as delicadezas de nossa espiritualidade cristã. Afinal, são elas que nos fortalecem para os momentos de provação, que todos enfrentamos.

Sagrado Coração de Jesus
Estampa do Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração começou com a contemplação da Paixão de Jesus. Nessa contemplação os primeiros cristãos veneravam as Santas Chagas de Jesus e em especial a Chaga do Coração transpassado pela lança. Ao longo dos séculos a espiritualidade do Sagrado Coração foi sendo desenvolvida e acolhida pela Igreja.

Em especial a sexta-feira se tornou um dia dedicado a esta devoção, em memória do dia da Paixão do Senhor.

Aconteceu então uma revelação particular a uma religiosa, Santa Margarida Maria, a quem o Senhor apareceu e pediu uma forma de devoção especial ao Seu Coração. Em termos gerais, Seus pedidos foram estes:

  • a Hora Santa da quinta-feira que antecede a primeira sexta-feira de cada mês, em reparação aos ultrajes recebidos por Ele no Santíssimo Sacramento. Essa Hora Santa, feita diante do Santíssimo no Sacrário ou exposto no ostensório, faz memória de Seu abandono no Horto das Oliveiras. No Horto, antes de ser preso, Jesus entrou em agonia e pediu aos apóstolos para O acompanharem em oração mas eles dormiram.
    Mas também devemos reparar nossas faltas ao receber a Eucaristia em pecado, sem reconhecer na Santa Hóstia a presença real de nosso Senhor e Deus. Ali está o mesmo Jesus que não teve lugar entre os homens quando nasceu. Façamos reparação por nossa indiferença diante dEle, que é todo Amor!
  • a Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras de cada mês, para desagravar Seu Coração por todas as indiferenças, irreverências e sacrilégios cometidos contra Ele.
    Jesus prometeu que aqueles que fizerem essa Comunhão em espírito de reparação, em 9 primeiras sextas-feiras consecutivas (isto é, durante 9 meses em seguida), devidamente preparados pela confissão, receberão muitas graças, inclusive a maior delas, que é a graça de perseverar na fé no último momento de nossa vida, salvando-nos do inferno.

Uma oração de reparação ao Sagrado Coração, que se reza toda Primeira Sexta-feira diante do Santíssimo exposto, é esta:

Oração reparadora

Divino Salvador Jesus! Dignai-vos baixar um olhar de misericórdia sobre vossos filhos, que reunidos em um mesmo pensamento de Fé, Reparação e Amor, vêm chorar a vossos pés suas infidelidades e a de seus irmãos, os pobres pecadores! Possamos nós, pelas promessas unânimes e solenes que vamos fazer, tocar o vosso divino Coração, e dele alcançar misericórdia para o mundo infeliz e criminoso e para todos aqueles que não têm a felicidade de vos amar!

Daqui por diante, sim, todos nós vo-lo prometemos:

Do esquecimento e da ingratidão dos homens,
– Nós vos consolaremos, Senhor! (responder assim a cada intenção)
Do abandono em que sois deixado no santo Tabernáculo,
Dos crimes dos pecadores,
Do ódio dos ímpios,
Das blasfêmias que se vomitam contra vós,
Das injúrias feitas à vossa divindade,
Dos sacrilégios com que se profana o vosso Sacramento de amor,
Das imodéstias e irreverências cometidas em vossa presença adorável,
Da tibieza do maior número de vossos filhos,
Do desprezo que se faz de vossos convites cheios de amor,
Das infidelidades daqueles que se dizem vossos amigos,
Do abuso de vossas graças,
De nossas próprias infidelidades,
Da incompreensível dureza de nossos corações,
De nossa longa demora em vos amar,
De nossa frouxidão em vosso santo serviço,
Da amarga tristeza em que sois abismado pela perda das almas,
Do vosso longo esperar às portas de nossos corações,
Das amargas repulsas de que sois saciado,
De vossos suspiros de amor,
De vossas lágrimas de amor,
De vosso cativeiro de amor,
De vosso martírio de amor,
– Nós vos consolaremos, Senhor! 

Oração –
Divino Salvador Jesus, que de vosso Coração deixastes escapar esta queixa dolorosa: “Eu procurei consoladores e não os achei”, dignai-vos aceitar o pequeno tributo de nossas consolações e assistir-nos tão poderosamente com o socorro de vossa graça que, para o futuro, fugindo cada vez mais de tudo o que vos poderia desagradar, nos mostremos em tudo, por toda a parte e sempre, vossos filhos, os mais fiéis e devotados. Nós vo-lo pedimos por vós mesmo, que sendo Deus, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais nos séculos dos séculos.
Amém.

 

Essa oração podemos rezar também diante do Presépio, relembrando ou apresentando esta devoção em família.

Mais informações podem ser encontradas nestes sites:

Movimento do Rosário Permanente
Devoções

Recomendamos:

Folhetos do Sagrado Coração de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *