Sem categoria

Feliz Novo Ano Litúrgico!

Você sabia que a Igreja tem um calendário diferente do calendário civil? É o Ano Litúrgico! Ao longo do Ano Litúrgico, relembramos e celebramos o mistério da Redenção,  “desde a Encarnação e Nascimento [de Jesus] até a Ascensão, ao Pentecostes, à expectativa da feliz esperança e da vinda do Senhor” (documento Sacrosanctum Concilium, 102).

O centro da celebração da Igreja é o mistério da morte e da ressurreição de Jesus. Por isso, uma vez por ano, celebramos a solenidade da ressurreição do Senhor, na Páscoa.

Dando início ao Ano Litúrgico e apontando o mistério da Páscoa, está o ciclo do Natal, composto pelo Tempo do Advento e Tempo do Natal.

O Tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da celebração do Natal. Ele começa na tarde (I Vésperas) do primeiro domingo após a solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde (I Vésperas) do Natal. É composto por quatro semanas e, assim, quatro domingos celebrativos. Possui uma dupla característica: preparar os cristãos para celebrar a solenidade do Natal e, com isso, anunciar a segunda vinda do Senhor.

O Tempo do Natal se estende da tarde da festa do Natal até a festa do Batismo do Senhor. É um tempo rico em solenidades e festas que marcam a manifestação de Deus aos homens por meio da Encarnação do Verbo. Assim, temos a solenidade do Nascimento do Senhor com sua respectiva oitava, a festa da Sagrada Família, a solenidade da Santa Mãe de Deus, a solenidade da Epifania do Senhor, e a festa do Batismo do Senhor.

Gráfico do Ano Litúrgico
Gráfico do Ano Litúrgico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *